Criar um Site Grátis Fantástico
Salve Rainha: Origem e História
Salve Rainha: Origem e História

                                             


Em Jesus, e por Ele, o objeto de nossa oração e culto é sempre Deus. A oração cristã é sempre latrêutica ou adoração a Deus (latria). As invocações a Nossa Senhora e aos santos não tem essa essência teológica, mas derivam do ato de fé na comunhão dos santos (Credo, art. 9). As devoções marianas não são culto de adoração e sim de veneração especial (hiperdulia). Fortificam nossa união com Cristo e nos ajudam a contemplar seu mistério.

Assim, a piedade cristã foi produzindo ao longo dos séculos orações que se tornaram muito populares. Entre elas a Ave Maria, a Salve Rainha e o Rosário. A origem da Salve Rainha, prece e hino, é discutida. Há muitas pesquisas sobre os possíveis autores. Cada uma com seus argumentos históricos. Seria até um hino de guerra da primeira cruzada. A opinião mais sustentada atribui esta oração e cântico ao beneditino alemão Herman Contrt, em 1050. Ele nasceu com graves problemas de saúde e teve uma vida muito sofrida. No convento, compôs inúmeras antífonas e cânticos devotos. Na sua época (séc. 11), a Europa medieval passava por guerras, devastações, calamidades. É provável que a condição de saúde e o contexto social influênciaram as súplicas aflitas  e esperançosas do autor da Salve Rainha.

É certo que ela não nasceu prontinha como a conhecemos. Foi recebendo acréscimos e retoques e enfim incorporada ao Rosário, devoção hoje considerada como: ''o compêndio de todo o Evangelho''. O Rosário é prece eminentemente cristológica, quer dizer, centralizada em Cristo. O mistério do filho é concretamente o mistério da Mãe. Se a devoção mariana nos leva só de modo implícito a Jesus, ela é imperfeita. A cultura moderna pode achar estranha algumas palavras da Salve Rainha: degredados filhos de Eva; vale de lágrimas; este desterro... Mas, elas experssam a nossa profunda indigência, enquanto as súplicas: a vós bradamos , suspiramos, vossos olhos a nós volvei, mostrai-nos Jesus trduzem confiança em Maria. Na sua vida terrena ela se abandonou totalmente a Deus até nas horas mais angustiantes.

Esclarecidos por seu exemplo de fé, pedimos sua ajuda para superar uma prática religiosa acomodada na rotina ou iludida por esperanças ilusórias de resolver todas as dificuldades. Aqui no Jovens cristãos, nosso olhar filial repousa em seu olhar misericordiosos, e confiantes exclamamos: ó vida, doçura, esperança, esperança nossa: salve!

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.1/5 (51 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página






Total de visitas: 8850